Curiosidades

arroz-curiosidades

Arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas, assim como os diversos tipos de capim e grama.

Com sua possível origem na China há cerca de 15.000 anos, hoje o arroz é o 3º alimento mais cultivado do mundo.

Algumas culturas acreditam que o arroz é um símbolo de boa sorte, amor, fartura e riqueza.

Alguns historiadores dizem que o Brasil foi o primeiro país das Américas a cultivar arroz, o que começou muito antes da chegada dos portugueses.

Atualmente, cada brasileiro consome, em média, 40 quilos de arroz por ano.

Existem mais de 140.000 variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Já os japoneses, por exemplo, preferem um arroz mais grudento chamado gohan.

Além de conter vitaminas, sais minerais, cálcio, ferro e fósforo, o arroz também fornece 20% da energia e 15% da proteína necessárias diariamente por um adulto.

feijao-curiosidade

Feijão

Feijão é uma leguminosa que possui proteína, ferro, vitaminas do complexo B, fibras e uma boa quantidade de carboidratos.

Por ter baixo teor de gordura o feijão também ajuda a emagrecer se consumido na quantidade certa.

Apesar de ser de origem vegetal, o feijão preto possui propriedades nutricionais que se aproximam de alimentos de origem animal.

As primeiras civilizações humanas já se alimentavam com feijão. No antigo Egito, por exemplo, ele era considerado um símbolo da vida.

Descobertas arqueológicas de aproximadamente 10.000 a.C. indicam que o cultivo do feijão teve origem no Peru e, depois, foi introduzido no México.

O brasileiro consome cerca de 16 quilos de feijão por ano.